O
fim da era da mídia impressa esta próximo, apesar de muitos ainda acreditarem
que isto não é algo para se preocupar agora, as mídias online estão quase
dominando o mundo. Alguns jornais impressos famosos estão fechando as portas
devido à esta migração de mídias, como o semanário estadunidense, Newsweek, que fechou em
outubro de 2012.
Um dos motivos para a mídia impressa estar acabando seria a falta de
publicidades. É comum notar que esta diminuindo as publicidades no impresso e
aumento nas mídias online, afinal , além de ser mais fácil conhecer o seu
público pelas redes sociais, as pessoas estão mais presentes na internet. O
impresso só tem um público porque ele vai até as pessoas, mas na maioria das
vezes ele não é lido, pois a matéria dada nestes veículos , na maioria das
vezes, já foi circulada na internet.
Nota-se também que o público resente nas redes sociais não são mais
apenas os jovens e crianças, muitos idosos estão aderindo a tecnologia e
gostando. É muito raro encontrar uma casa que não tenha pelo menos um aparelho
eetronico com acesso a internet, ou seja, aprender a usar estas mídias
tornou-se praticamente obrigatório.
Os publicitários se aproveitam desta obrigatoriadade, pois quanto mais
perfis nas redes sociais, mais público eles terão. Pois quando se cria um
perfil em uma dessas redes, você cede informações de graça para estes
publicitários, mesmo que você não publique nada, eles saberão qual é sua cor
favorita, comida favorida, música favorita, destinos de viagens que você
gostaria de fazer e muito mais. Eles terão acesso a toda sua vida e
personalidade, afinal nada é totalmente de graça neste mundo.
Isto explica aquela propagantas “chatas” que vivem aparecendo dentro
das notícias ou até mesmo no seu perfil nas redes sociais, basta prestar um
pouco de atenção que notará que as publicidade são de coisas que você pesquisou
em algum site de busca, ou até alguma publicação que curtiu no facebook há
semanas atrás.
O vídeo do Leonardo Sakamoto mostra exatamente isto, como que o
jornalismo online ganha dinheiro no mundo atual. E fala que as publicidades são
a maior fonte de renda para este veículo. E com isso a quantidade de anúncios
nessas páginas da internet só aumenta, chegam até a atrapalhar o leitor, mas
apesar do público reclamar eles não param de acessar os sites, e ainda clicam
nestas publicidades.
Mas e o emprego nesta
área, como fica? O Leonardo explica que está é uma boa área para investir e que
a emregabilidade de profissionais experientes com estas mídias online esta
aumaentando ada vez mais. Mas também há muita oportunidade de abrir o seu
próprio negócio, como um blog, vlog, ou portal de notícias e investir nele, que
logo terá uma boa renda com as publicidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário