segunda-feira, 13 de abril de 2015

Resenha: O Futuro das Mídias

O fim da era da mídia impressa esta próximo, apesar de muitos ainda acreditarem que isto não é algo para se preocupar agora, as mídias online estão quase dominando o mundo. Alguns jornais impressos famosos estão fechando as portas devido à esta migração de mídias, como o semanário estadunidense, Newsweek, que fechou em outubro de 2012.
Um dos motivos para a mídia impressa estar acabando seria a falta de publicidades. É comum notar que esta diminuindo as publicidades no impresso e aumento nas mídias online, afinal , além de ser mais fácil conhecer o seu público pelas redes sociais, as pessoas estão mais presentes na internet. O impresso só tem um público porque ele vai até as pessoas, mas na maioria das vezes ele não é lido, pois a matéria dada nestes veículos , na maioria das vezes, já foi circulada na internet.
Nota-se também que o público resente nas redes sociais não são mais apenas os jovens e crianças, muitos idosos estão aderindo a tecnologia e gostando. É muito raro encontrar uma casa que não tenha pelo menos um aparelho eetronico com acesso a internet, ou seja, aprender a usar estas mídias tornou-se praticamente obrigatório.
Os publicitários se aproveitam desta obrigatoriadade, pois quanto mais perfis nas redes sociais, mais público eles terão. Pois quando se cria um perfil em uma dessas redes, você cede informações de graça para estes publicitários, mesmo que você não publique nada, eles saberão qual é sua cor favorita, comida favorida, música favorita, destinos de viagens que você gostaria de fazer e muito mais. Eles terão acesso a toda sua vida e personalidade, afinal nada é totalmente de graça neste mundo.
Isto explica aquela propagantas “chatas” que vivem aparecendo dentro das notícias ou até mesmo no seu perfil nas redes sociais, basta prestar um pouco de atenção que notará que as publicidade são de coisas que você pesquisou em algum site de busca, ou até alguma publicação que curtiu no facebook há semanas atrás.
O vídeo do Leonardo Sakamoto mostra exatamente isto, como que o jornalismo online ganha dinheiro no mundo atual. E fala que as publicidades são a maior fonte de renda para este veículo. E com isso a quantidade de anúncios nessas páginas da internet só aumenta, chegam até a atrapalhar o leitor, mas apesar do público reclamar eles não param de acessar os sites, e ainda clicam nestas publicidades.
Mas e o emprego nesta área, como fica? O Leonardo explica que está é uma boa área para investir e que a emregabilidade de profissionais experientes com estas mídias online esta aumaentando ada vez mais. Mas também há muita oportunidade de abrir o seu próprio negócio, como um blog, vlog, ou portal de notícias e investir nele, que logo terá uma boa renda com as publicidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário