Transmitir
informações nunca foi um processo simples, os comunicadores sempre se
esforçaram para passar a mensagem da forma mais clara o possível, mas nem sempre
os receptores os intenderam. A comunicação inova todos os dias, para que o
leitor, telespectador ou ouvinte, entenda a mensagem de forma mais clara e
rápida o possível.
As
técnicas são várias, mas nem sempre tem sucesso. Sempre vai ter alguém que no
final não entendeu nada do que foi passado, e vai acabar passando uma
informação errada aos outros, como naquela antiga brincadeira do telefone sem
fio, que apesar de ser uma brincadeira, pode
muito bem descrever a realidade as vezes.
Diariamente
vemos, lemos ou ouvimos algum erro na comunicação, ou de seus colegas ou até
dos profissionais em comunicação. E infelizmente isto é comum, ainda existem
milhares de ruídos na comunicação, afinal são bilhões de pessoas que tem acesso
a informação, e são bilhões de interpretações diferentes, mesmo porque o
entendimento que uma pessoa teve de uma matéria não vai ser o mesmo de todas.
Hoje
com a internet estes ruídos eles tem aumentado cada vez mais, pois o tempo que
leva para disponibilizar uma notícia para o mundo é muito rápido, e às vezes é
comum colocar uma palavra que pode ter milhares de sentidos, ou não colocar
algumas vírgulas na matéria e até o excesso de pontuação pode não ajudar
processo de entendimento da matéria.
Ao
mesmo tempo em que a internet e a sua velocidade prejudica, ela abre portas
para o mundo, pois em muitos casos a pessoa ela tem o acesso a informação, mas
não tem o conhecimento necessário para entende-la, e vários jornais importantes
no mundo percebera isto, e estão tentando criar novas formas de se comunicar.
Uma
forma de facilitar o entendimento na comunicação que alguns jornalistas acharam
foi inserindo pesquisa de dados nas matérias, como gráficos de pesquisas política, de economia e até de
esportes. Apesar de parecer uma solução simples, isto ajudou muito na
compreensão da informação.
Ao
passar dos anos vários jornais foram desenvolvendo o seu método a partir deste
do Silver. Por exemplo, em 2010 o tradicional jornal britânico, The Guardian,
lançou a visualização do seu Datablog, para eles era muito importante manter
essas informações, principalmente sobre a política do país, de fácil acesso para
o povo britânico.
O
Washington Post, também lançou sua versão online com dados, o Wonkblog, que
também traz uma grande quantidade de gráficos explicativos e de fácil
entendimento para todos.
O
mais recente e que possivelmente vai trazer uma nova tendência, foi o New York
Times, que lançou uma nova pegada o “Data-Driven”, que é o The Upshot. Ele foi colocado no ar no começo do mês de abril, e
traz várias reportagens bem explicativas, todas baseados nos dados de
pesquisas. O objetivo do Upshot é justamente ajudar as pessoas à entenderem
melhor notícias e temas mais complexos de forma mais clara e engajadora.
Toda
esta nova tendência de ajudar o público a entender e se interessar mais por
temas mais complexos, e julgados de “chatos” muitas vezes, ganhou o nome de
jornalismo explicativo ou em inglês explanatory journalism, que além de
apresentar as notícias de forma mais didática, também quer se aprofundar nos
temas, para que assim as pessoas possam adquirir conhecimento do que passa no
mundo.
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