terça-feira, 12 de maio de 2015

Resenha- Upshot: uma nova tendência

Transmitir informações nunca foi um processo simples, os comunicadores sempre se esforçaram para passar a mensagem da forma mais clara o possível, mas nem sempre os receptores os intenderam. A comunicação inova todos os dias, para que o leitor, telespectador ou ouvinte, entenda a mensagem de forma mais clara e rápida o possível.
As técnicas são várias, mas nem sempre tem sucesso. Sempre vai ter alguém que no final não entendeu nada do que foi passado, e vai acabar passando uma informação errada aos outros, como naquela antiga brincadeira do telefone sem fio, que apesar de ser uma brincadeira, pode  muito bem descrever a realidade as vezes.
Diariamente vemos, lemos ou ouvimos algum erro na comunicação, ou de seus colegas ou até dos profissionais em comunicação. E infelizmente isto é comum, ainda existem milhares de ruídos na comunicação, afinal são bilhões de pessoas que tem acesso a informação, e são bilhões de interpretações diferentes, mesmo porque o entendimento que uma pessoa teve de uma matéria não vai ser o mesmo de todas.
Hoje com a internet estes ruídos eles tem aumentado cada vez mais, pois o tempo que leva para disponibilizar uma notícia para o mundo é muito rápido, e às vezes é comum colocar uma palavra que pode ter milhares de sentidos, ou não colocar algumas vírgulas na matéria e até o excesso de pontuação pode não ajudar processo de entendimento da matéria.
Ao mesmo tempo em que a internet e a sua velocidade prejudica, ela abre portas para o mundo, pois em muitos casos a pessoa ela tem o acesso a informação, mas não tem o conhecimento necessário para entende-la, e vários jornais importantes no mundo percebera isto, e estão tentando criar novas formas de se comunicar.
Uma forma de facilitar o entendimento na comunicação que alguns jornalistas acharam foi inserindo pesquisa de dados nas matérias, como gráficos de  pesquisas política, de economia e até de esportes. Apesar de parecer uma solução simples, isto ajudou muito na compreensão da informação.
Ao passar dos anos vários jornais foram desenvolvendo o seu método a partir deste do Silver. Por exemplo, em 2010 o tradicional jornal britânico, The Guardian, lançou a visualização do seu Datablog, para eles era muito importante manter essas informações, principalmente sobre a política do país, de fácil acesso para o povo britânico.
O Washington Post, também lançou sua versão online com dados, o Wonkblog, que também traz uma grande quantidade de gráficos explicativos e de fácil entendimento para todos.
O mais recente e que possivelmente vai trazer uma nova tendência, foi o New York Times, que lançou uma nova pegada o “Data-Driven”, que é o The Upshot. Ele foi colocado no ar no começo do mês de abril, e traz várias reportagens bem explicativas, todas baseados nos dados de pesquisas. O objetivo do Upshot é justamente ajudar as pessoas à entenderem melhor notícias e temas mais complexos de forma mais clara e engajadora.

Toda esta nova tendência de ajudar o público a entender e se interessar mais por temas mais complexos, e julgados de “chatos” muitas vezes, ganhou o nome de jornalismo explicativo ou em inglês explanatory journalism, que além de apresentar as notícias de forma mais didática, também quer se aprofundar nos temas, para que assim as pessoas possam adquirir conhecimento do que passa no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário